Parceiros na Cidadania

OS PRESIDENCIÁVEIS E O MEIO AMBIENTE: O QUE PROPÕEM OS CANDIDATOS QUE QUEREM GOVERNAR O BRASIL

01/10/2010 21:54

 Conheça as propostas dos principais candidatos para combinar desenvolvimento e preservação.

 

    

Dilma Rousseff - É o "combate ao desmatamento, de forma a se alcançar, já em 2016, as metas estabelecidas para 2020" - ou seja, reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia e em 39% as emissões de gases de efeito estufa. A candidata afirma que, se eleita, vai investir em saneamento e “destinação de resíduos” nas grandes cidades.

 

Jose Serra - Apresenta um projeto chamado “Município Verde Azul”, no qual as cidades participantes teriam “prioridade na obtenção de recursos, desde que comprovem adesão às metas” - como arborização urbana, recuperação da mata ciliar e esgoto tratado. Ele também defende o fim do desmatamento na Amazônia, a redução das emissões de gás carbônico e a exploração da “economia verde”. O tucano propõe ainda isentar a cadeia de saneamento básico da tributação de PIS/COFINS, o que, em tese, injetaria 2 bilhões de reais por ano ao setor. Vale lembrar, a falta de coleta de esgoto adequada é considerada pelos especialistas um problema ambiental grave.

 

Marina Silva -  Defende que o “crescimento da economia sustentável tem que ser compatível com a absorção de novas tecnologias de baixo carbono”. Sua política econômica quer estimular a geração de empregos "verdes", turismo e agricultura sustentáveis, com ênfase em meios de transporte que utilizem biocombustíveis e eletricidade, ferrovias e hidrovias. Na área energética, aposta em energia eólica e biomassa. A preservação da natureza viria na forma da ampliação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que cria áreas protegidas, e na meta de “desmatamento zero” em todos os biomas.

 

 

Fonte: Revista Veja

 

 

Pesquisar no site

Contato

G.A.R.R.A - GRUPO DE AÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS CUIABÁ MATO GROSSO BRASIL