Parceiros na Cidadania

REVIRADÃO CUIABANO OU DIA DA MÚSICA?

26/04/2010 20:25

     

   Por Lucélio Costa

  

Já se vai algum tempo, levei a alguém da prefeitura a ideia de criar um dia dedicado a música. Tendo morado em Paris, curti muito essa onda por lá. A festa da música em Paris sempre começa no dia 21 de junho, primeiro dia do verão na Europa, e nada mais gratificante do que sair pelas ruas e avenidas ouvindo boas músicas e sentir o retorno desta bela estação.

É impossível descrever esse dia lá em Paris, é só escolher a região, em seguida optar pelo gênero musical e ao final, se deixar levar pelos sons inebriantes na mais romântica Belle Ville!

Mas o que realmente é importante são as oportunidades de qualquer pessoa poder expressar e mostrar a sua veia artística. A cada esquina, uma banda, um cantor ou cantora nos traz sua arte. É colocada a disposição dos bares e restaurantes um dia de energia grátis e com isso, os proprietários oferecem seus estabelecimentos, suas calçadas para que estes artistas se apresentem ao público.

O Dia da Música em Paris teve sua primeira edição 1982 e foi idealizado pelo então Ministro da Cultura MS. Jack Lang, hoje é copiado por toda a Europa, felizmente este movimento cultural chegou ao Brasil, em especial a São Paulo e Rio de Janeiro.

A música é algo grandioso e forte, a influência vai além das fronteiras da consciência, chegando às profundezas do inconsciente, de onde surgem, talvez, nossas energias mais vitais e essenciais. Que bom seria ter um Dia da Música em Cuiabá, em seguida se espalhando por todo o Mato Grosso. Hoje, estamos restritos somente ao Festival de Siriri e Cururu, o que já é um grande lance da cultura Mato-Grossense.

Seria muito bom ver Cuiabá fazer transpirar sua música em todos os cantos da cidade em uma bela estação.

Bom, se você estiver por lá, não deixe de aproveitar!

Maiores informações:

https://fetedelamusique.culture.fr

 

 

 

Atenção: Permitida a reprodução, desde que citada a fonte

Pesquisar no site

Contato

G.A.R.R.A - GRUPO DE AÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS CUIABÁ MATO GROSSO BRASIL